terça-feira, 22 de agosto de 2017      
 
 
  Os Anos na Faculdade de Medicina
1873
Franz Brentano, seguidor austríaco do pensamento de Herbart, aceita dirigir a tese de Freud. Freud troca a filosofia pela fisiologia.

Aprovado, brilhantemente, nos exames de conclusão dos estudos secundários, Freud ingressa na Universidade de Viena para estudar medicina. Forma-se oito anos depois.

Freud descobre o anti-semitismo. Lê Goethe.

Nasce o psiquiatra e psicanalista húngaro Sàndor Ferenczi, que virá a ser um dos discípulos prediletos de Freud.

Nasce também Juliano Moreira, médico baiano que, depois de se formar em psiquiatria dinâmica na Europa, será um dos introdutores das idéias freudianas no Brasil.


1874
Publicação por Brücke de suas conferências sobre fisiologia, no espírito fisicalista de Helmholtz e de seu grupo.


1875
Freud viaja a Manchester, onde encontra o meio-irmão Philipp e a sobrinha Pauline.

Nasce o psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica Carl Gustav Jung, especialista em psicoses e interessado pelo orientalismo.


1876
Freud desenvolve trabalhos em neurologia e fisiologia. Pesquisas em Trieste sobre as glândulas sexuais das enguias.

Entra para o laboratório de Brücke para estudar o sistema nervoso dos peixes.

Acompanha seu curso sobre a fisiologia da voz e da linguagem.

Assiste também em Viena às aulas de Brentano, curso de filosofia obrigatório para os estudantes de medicina (teórico do conceito de consciência).


1878
Conhece Josef Breuer.

Estudos de neuropsiquiatria infantil.

Schlomo Sigismund decide mudar de nome: chama-se agora Sigmund.


1879
Freud freqüenta os cursos de psiquiatria de Theodor Meynert, cuja tendência teórica reflete-se no subtítulo de sua obra Psychiatrie, publicada em Viena em 1890: “Conferências clínicas sobre a psiquiatria segundo fundamentos científicos, para estudantes de medicina, juristas e psicólogos”.

Nasce o psiquiatra e psicanalista inglês Ernest Jones, de grande importância para a história política do freudismo. Será o fundador da psicanálise na Grã-Bretanha e criador do Comitê Secreto, círculo formado por discípulos de Freud para discussões de temas ligados à psicanálise. Pioneiro da historiografia psicanalítica e da tradução inglesa da obra freudiana. Terá uma longa correspondência de 671 cartas com Freud. Fará um grande trabalho de implantação das idéias freudianas no Canadá e nos EUA.


1880
Breuer inicia o tratamento de Bertha Pappenheim, que, sob o pseudônimo de Anna O., será também a primeira paciente histérica de Freud.

Por iniciativa do filósofo e helenista Theodor Gomperz, que coordena a edição alemã de John Stuart Mill, Freud traduz quatro ensaios deste autor sobre a questão operária, a emancipação das mulheres, o socialismo e Platão.


1881
Freud conclui o curso de medicina.

 
Ernst Von Brücke
 

O grande fisiologista alemão Ernst Brüke, mais tarde Ernst Von Brüke, cuja influência sobre Freud foi maior do que a de qualquer outro professor.

Freud, trabalhou de 1876 a 1882 com Brücke no laboratório de fisiologgia destem quando escreveu "Sobre os Gânglios Espinhais e a Medula Espinhal do Petromyzon"(1878).

A Faculdade de medicina dispunha de um corpo docente de homens ilustres de reputação internacional, a exemplo de Brücke. Além disso, não compartilhavam do anti-semitismo que se espalhava por Viena.

 
 
Contexto
 
adicione aos seus favoritos
indique a um amigo
Contato:
Rua Messina, 99 - Jardim Messina - CEP 13207-480
Telefone 11 4521-6075
E-mail: secretaria@triep.com.br
 
Home | Quem Somos | Sobre a Gradiva | Cursos | Encontros Psicanalíticos | Freud: Cronologia
Artigos e Resenhas | Galeria Virtual | Fale Conosco | Cadastre-se