top of page
  • Foto do escritorTriep

Por que fazer um curso de introdução em psicanálise?



É preciso partir das leituras da obra freudiana para se estudar a psicanálise e, consequentemente, os autores psicanalíticos que o sucederam.

É quando se lê e se estuda Freud que torna-se possível compreender os outros autores psicanalíticos. Eles desenvolvem suas teses em franco diálogo com os textos fundadores da psicanálise desenvolvidos por Freud. Pode-se então acompanhar os desenvolvimentos posteriores e diferenciar os percursos teóricos e por fim, compreender como se chegou ou mesmo de quem foram as contribuições. As bases serão sempre freudianas no que diz respeito a psicanálise.

Nesse sentido, realizar uma introdução ao pensamento freudiano, nos coloca a pergunta: o que se pode esperar desse estudo?

Podemos esperar o encontro com as perguntas que conduziram à construção de conceitos, experimentar as dúvidas das formulações que serão revisadas durante todo o percurso das ideias freudianas e nos aventurar pela construção dos principais conceitos da teoria, lado a lado com o fundador, experimentando nas leituras a complexidade da busca pela cientificidade e o quanto Freud transformou a visão de mundo e a visão de Homem do século XX.



Podemos acompanhar o nascimento da teoria psicanalítica e os instrumentos que deram a Sigmund Freud a fundamentação de seu método de investigação, de sua técnica psicoterapêutica e de sua psicopatologia, constituindo, assim, os três níveis que compõem sua disciplina.

Dentre os principais conceitos, o inconsciente, os sonhos, a primeira teoria do aparelho psíquico, a realidade psíquica, a sexualidade e a transferência, serão nossos norteadores neste momento de introdução. Conceitos a partir dos quais um futuro analista orienta sua prática e subsidia seu pensamento e percurso.

Por se tratar de um curso introdutório, pode servir para qualquer um que queira se aproximar da psicanálise e conhecer suas bases. Porém, caso queiram ser analistas, é necessário continuar seu percurso na psicanálise que inclui a análise pessoal, as supervisões clínicas e o estudo da teoria freudiana e de outros autores da psicanálise, além do interesse pela cultura em geral.

Psicanalistas membros do TRIEP

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page